XX FEIRA DE CONHECIMENTO DO COLÉGIO CLARICE LISPECTOR FECLALI

Tema: As riquezas regionais: Uma contribuição para a identidade nacional

 

Introdução:

             O Brasil é conhecido no mundo não só por seu tamanho, mais também por seu futebol, carnaval, Rio de Janeiro e Floresta Amazônica. Contudo, a riqueza brasileira vai muito além disso. A História do nosso país é repleta de incontáveis riquezas que devem fazer o seu povo sentir orgulho de ser brasileiro.

           O triste é saber que dos mais de 219 milhões de habitantes no Brasil, muitos acabam não conhecendo essas riquezas.  Nós defendemos e protegemos aquilo que temos orgulho. Se o brasileiro deseja ter um país melhor, valorizando o que é bom e resolvendo o que está ruim, ele precisa primeiro aprender a ter orgulho do Brasil.

         O Brasil possui um território de 8.514.876 km², isso faz dele o 5º maior país do mundo. Esse é um motivo de orgulho para o brasileiro.

         Dentro do espaço brasileiro, as belezas naturais atraem turistas de todo o mundo, devido as praias com águas azuis e grandes extensões de areia que fazem a alegria de quem tem a oportunidade de visitar o Brasil.

         A natureza brasileira desperta o interesse internacional, pois a sua biodiversidade encanta com florestas densas, campos, arbustos, água em fartura, animais grandes, pequenos, coloridos, etc.

         Não esquecendo do brasileiro, fruto da mistura de diferentes raças.

        Sem esquecer da arte indígena brasileira que chama bastante atenção pelo uso dos elementos da natureza. Cores vibrantes e desenhos feitos com o que encontram nas regiões de floresta.

        Já os Portugueses influenciaram em duas grandes festas importantes do Brasil, o carnaval e as festas juninas. Além destas, vários folguedos regionalistas como as cavalhadas, o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi denotam grande influência portuguesa.

        A influência africana no Brasil ocorre através de diversos aspectos hoje comuns à nossa cultura, tais como: a língua, a culinária, as danças, as músicas, algumas religiões e demais costumes dos diversos grupos vindos do continente africano. ¹ 

      Os holandeses contribuíram com empreendimento açucareiro no Brasil. Financiaram a instalação de engenhos e foram os responsáveis pelo processo de refinamento do açúcar e por sua comercialização na Europa.

      Assim, desde os primeiros registros, o Brasil já era apresentado como tendo uma grande beleza natural, cultural e econômica. Precisamos então conhece-la e valoriza-la!

 

Justificativa:

     A proposta do Projeto é pautada na importância de apresentarmos as principais riquezas regionais para se tornarem conhecidas e assim valorizadas, pois a idéia de sermos conhecidos apenas como o país do futebol, samba e carnaval reduz o grande potencial que temos no setor turístico, extrativista, industrial, agrícola e pecuarista. Esperamos esclarecer que a economia brasileira é considerada, a nona economia mundial e a primeira da América Latina, segundo dados do FMI.

     Por isso queremos apresentar essas riquezas e a grande diversidade que ela oferece que é da festa popular ao setor industrial, do futebol ao ecoturismo, etc.

    Mas sem esquecer da nossa maior riqueza nós, os brasileiros, sempre simpáticos, hospitaleiros e felizes.

    Esperamos que nas apresentações dos projetos, fiquem claros quais são as principais riquezas das regiões, é como essas riquezas nos levam a uma identidade Nacional.

 

Competências:   

As competências dizem respeito à capacidade de mobilizar habilidades, atitudes, recursos, valores e conhecimentos para solucionar problemas e diversas outras demandas da vida cotidiana e, futuramente, do trabalho. São essas:

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

Habilidades:

As habilidades do futuro que devem ser desenvolvidas:

(EMIFCG01) Identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética, inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais.

(EMIFCG02) Posicionar-se com base em critérios científicos, éticos e estéticos, utilizando dados, fatos e evidências para respaldar conclusões, opiniões e argumentos, por meio de afirmações claras, ordenadas, coerentes e compreensíveis, sempre respeitando valores universais, como liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade.

(EMIFCG03) Utilizar informações, conhecimentos e ideias resultantes de investigações científicas para criar ou propor soluções para problemas diversos.

(EMIFCG04) Reconhecer e analisar diferentes manifestações criativas, artísticas e culturais, por meio de vivências presenciais e virtuais que ampliem a visão de mundo, sensibilidade, criticidade e criatividade.

(EMIFCG05) Questionar, modificar e adaptar ideias existentes e criar propostas, obras ou soluções criativas, originais ou inovadoras, avaliando e assumindo riscos para lidar com as incertezas e colocá-las em prática.

(EMIFCG06) Difundir novas ideias, propostas, obras ou soluções por meio de diferentes linguagens, mídias e plataformas, analógicas e digitais, com confiança e coragem, assegurando que alcancem os interlocutores pretendidos.

(EMIFCG07) Reconhecer e analisar questões sociais, culturais e ambientais diversas, identificando e incorporando valores importantes para si e para o coletivo que assegurem a tomada de decisões conscientes, consequentes, colaborativas e responsáveis.

(EMIFCG08) Compreender e considerar a situação, a opinião e o sentimento do outro, agindo com empatia, flexibilidade e resiliência para promover o diálogo, a colaboração, a mediação e resolução de conflitos, o combate ao preconceito e a valorização da diversidade.

(EMIFCG09) Participar ativamente da proposição, implementação e avaliação de solução para problemas socioculturais e/ou ambientais em nível local, regional, nacional e/ou global, corresponsabilizando-se pela realização de ações e projetos.

 

Encaminhamento:

Apresentação do Projeto com imagens para a reflexão sobre o tema;

Pesquisas sobre o tema: AS RIQUEZAS REGIONAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A IDENTIDADE NACIONAL

Exposição dos conhecimentos sobre o tema;

Escolhas de subtemas em relação: AS RIQUEZAS REGIONAIS, facilitando assim o aprofundamento teórico de cada divisão; 

Confecção, montagem e busca de materiais relacionados aos subtemas pesquisados;

Conclusão do Projeto em 06/04/2024 com exposição dos conhecimentos agregados e dos materiais criados e adquiridos;

Em um segundo momento, após a Feira de Conhecimento, as turmas serão visitadas (direção ou coordenação) para a verificação de relatos sobre o projeto.

 

Subtemas:

·        Creche      Riquezas Naturais – Animais

·        Pré 1         Riquezas Naturais – Água e Ar

·        Pré 2         Riquezas Naturais – Florestas 

 

·        1º ano      Contribuição dos povos indígenas para a identidade Nacional

·        2º ano      Contribuição dos povos portugueses para a identidade Nacional    

·        3º ano      Contribuição dos povos africanos para a identidade Nacional       

·        4º ano      Contribuição dos povos espanhóis para a identidade Nacional  

·        5º ano      Contribuição dos povos holandeses para a identidade Nacional  

 

·        6º ano      Principais riquezas da região Norte  

·        7º ano      Principais riquezas da região Nordeste

·        8º ano       Principais riquezas da região Centro-Oeste 

·        9º ano       Principais riquezas da região Sul

 

·        1º ano EM Principais riquezas da região Sudeste  

·        2º ano EM Riquezas regionais – Brasil no mundo

·        3º ano EM Riquezas e identidade de Rondônia com ênfase em Rolim de Moura

 

Referências bibliográficas   

https://www.brasilparalelo.com.br/artigos/orgulho-de-ser-brasileiro-alem-das-riquezas-naturais 

 

https://www.folhadelondrina.com.br/mundo/brasil-nao-e-so-pais-do-samba-e-do-futebol-535222.html?d=1

 

https://www.todamateria.com.br/economia-no-brasil/    

 

https://www.bing.com/news/search?q=qual+o+valor+das+riquezas+para+o+brasil

 

https://www.picos.pi.leg.br/24923075.html#:~:text=As%20duas%20festas%20mais%20importantes,boi%20denotam%20grande%20influ%C3%AAncia%20portuguesa.

 

https://app.uff.br/riuff/handle/1/12906#:~:text=Resumo-,A%20influ%C3%AAncia%20africana%20no%20Brasil%20ocorre%20atrav%C3%A9s%20de%20diversos%20aspectos,grupos%20vindos%20do%20continente%20africano. 

 

https://www.portalinsights.com.br/perguntas-frequentes/quais-sao-as-habilidades-da-bncc-para-o-ensino-fundamental    

 

https://educacao.imaginie.com.br/bncc-ensino-fundamental/

 

 

 

1- INDENTIFICAÇÃO

 PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar

TURMA: Creche III

PROFESSORA: Sônia Cristina Custódio

 

2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA

TEMA: As riquezas regionais: uma contribuição para a identidade nacional

TÍTULO: Os animais

OBJETIVO: Estudar e vivenciar na prática do cotidiano escolar a temática sobre os animais que fazem parte do nosso ecosistema, a fim de proporcionar as crianças de maneira lúdica ainda mais conhecimentos sobre esses seres vivos presentes no dia a dia do ser humano

 

2.1- JUSTIFICATIVA:

  Sabendo da importância que os animais exercem na vida das pessoas e do meio ambiente, o tema “Animais” foi escolhido para ser trabalhado com as crianças de uma forma lúdica para apresentar várias espécies para a turma, uma vez que as crianças têm demonstrado muita curiosidade e interesse pelo assunto. Além disso, busca-se através dessa prática pedagógica conhecer as características, a realidade e o hábitat de algumas espécies de animais domésticos e selvagens, contribuindo para a construção de novas aprendizagens e fortalecendo as relações afetivas entre as espécies humanas e os animais.

 

3 – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

Perceber que as plantas e os animais devem ser cuidados, porque são importantes para a

manutenção da vida humana

Explorar e manusear diferentes tipos de materiais, observando as características de cada um deles.

Participar de conversação espontânea, respeitando a vez de falar e escutar de cada um.

Dialogar sobre diferentes assuntos em rodas, conversas e brincadeiras.

Expressar-se oralmente em diferentes situações de interação na sala de aula.

Vivenciar diferentes movimentos corporais, considerando suas possibilidades corporais e

 

4- DISCIPLINAS:

O eu, o outro e os nós

Corpo gesto e movimento

Traços sons cores e formas

Escuta fala e pensamento imaginação

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

 

5- METODOLOGIA: 

Apresentar o tema da feira de conhecimento, em roda de conversa, realizar uma sondagem com os alunos sobre o que eles já sabem sobre os animais.

Leitura de histórias;

Dobraduras;

Desenho;

Música;

Filmes;

Recorte e colagem;

Construir animais de materiais recicláveis;

Mural sobre os animais, expondo diversidade e características que os diferenciam.

Jogos e brincadeiras dirigidas;

 

6- CRONOGRAMA:           

·        Apresentação do Tema: 10/02/2024

·        Apresentação do projeto: 09/03/2024

·        Apresentação e exposição:06/04/2024

 

7- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:

 

·        Notebook

·        Cartolina

·        Atividades impressa

·        Aparelho de som

·        Kraft, color set

·        Tinta

·        livros de histórias.

·        Massinha de modelar

·        Papel crepom

·        lápis de cor

·        Retalhos

·        Materiais recicláveis

 

8- PRODUTO FINAL:

Apresentação de teatro e dança para a comunidade.

 

9- AVALIAÇÃO:

A avaliação terá base nos comentários e descobertas sobre o que foi proposto e o que foi realizado. Através de registros e trabalhos desenvolvidos com as crianças avaliando o alcance dos objetivos. Atenção durante as atividades desenvolvidas.

A participação dos alunos nas atividades propostas e colaboração com o desempenho das mesmas.

 

10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

https://www.soescola.com/2017/07/projeto-animais.html#google_vignette

 

https://educacrianca.com.br/animais-da-fazenda-projeto-pedagogico-sobre-os-animais-domesticos/

 

https://www.escolaimaculada.com/noticias-ver/projeto-fazendinha-do-maternal/106

 

 

1- INDENTIFICAÇÃO

PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar

TURMA: Pré I

PROFESSORA: Jéssica Da Silva Bachega

 

2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA

TEMA: As riquezas regionais: Uma contribuição para a identidade nacional

TÍTULO:  Água E Ar

 

 

2.1- JUSTIFICATIVA:

Esse projeto nos convida a reconhecer as nossas riquezas que estruturam o mundo em que vivemos, o tema água e ar selecionado nos direciona o olhar para as nossas águas, Mares e rios que permitem a sobrevivência dos seres humanos e animais, o ar nos permite o oxigênio do nosso corpo e climas agradáveis quando está em movimento. 

 

3 – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: 

Coordenação motora, equilíbrio, ritmo, ampliação da sociabilidade com os espaços da escola,

 

4- DISCIPLINA: Interdisciplinar

 

5- METODOLOGIA: 

Roda de conversa sobre o tema…

 

6- CRONOGRAMA:           

·        Apresentação do Tema: 10 de fevereiro

·        Apresentação do projeto: 09 de março

·        Apresentação e exposição: 06 de abril

 

7- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:

TNT azul para simbolizar a água, 5 pompons na cor azul e 5 brancos, 5 faixas de nuvens faixas para colocar na cabeça) 1 caranguejo laranja, 1 peixe verde, 1 peixe amarelo, 1 peixe

 

8- PRODUTO FINAL: Apresentação da temática para a comunidade local

Os alunos entrarão no momento em que começar a tocar o som de água;

5 alunos com pompom (semelhante ao de líder de torcida) branco simbolizarão o ar com a faixa de nuvem na cabeça: no momento da entrada eles movimentarão o pompom.

alunos: Luiza, Benício, Flora, João Lucas, Lívia

5 alunos com pompom (semelhante ao de líder de torcida) azul simbolizarão a água: no momento da entrada eles também movimentarão o pompom

alunos: Tahuan, Enzo fabris, Liz, Lucas Welber

5 alunos entrarão segurando um TNT azul movimentando suavemente simbolizando o mar

alunos: maria Julia, Victor, José, Miguel, Enzo Gabriel.

Peixe vermelho: Rafaela

Peixe verde: Lucas Scott

Peixe amarelo: Julia

Caranguejo laranja: Bernardo

quando tocar a música festa na floresta, os alunos deverão se movimentar conforme a coreografia que será definida, gesticulando os braços e mão e corpo.

 

9- AVALIAÇÃO: 

A avaliação terá base nos comentários e descobertas sobre o que foi proposto e o que foi realizado. Através de registros e trabalhos desenvolvidos com as crianças avaliando o alcance dos objetivos.

A participação dos alunos nas atividades propostas (assim como também na participação dos ensaios) e colaboração com o desempenho das mesmas.

 

 

1- INDENTIFICAÇÃO

 PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar

TURMA: Pré II

PROFESSORA: Danique Wolfgramm Sabino

 

2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA

TEMA: As riquezas regionais: Uma contribuição para a identidade nacional

TÍTULO:  Florestas

 

2.1- JUSTIFICATIVA:

Ampliar o conhecimento, explorando cores, manipulando diversos materiais em especial as flores, plantas, árvores e arbustos pois através delas é possível perceber novas cores e formas buscando despertar a curiosidade em estar em contato com a natureza. Além disso ensina a noção do ciclo de vida e de como cuidar dos seres vivos e os benefícios para a saúde física, pois o contato com a natureza oferece diversos estímulos que permitem às crianças explorarem e conhecerem o mundo ao seu redor, utilizando diversas habilidades importantes, como a criatividade, a curiosidade, a atenção, a percepção, o pensamento, entre outras funções cognitivas.

 

3 – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:   

Consiste em compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

4- DISCIPLINA:

Interdisciplinar

 

5- METODOLOGIA: 

Roda de conversa, desenho dirigido, apresentação para a turma, histórias e ilustrações.

 

6- CRONOGRAMA:           

– Apresentação do Tema: 10/02/2024

– Apresentação do projeto: 09/03/2024

– Apresentação e exposição: 06/04/2024

 

7- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:

– Notebook

– Cartolina

– Atividades impressa

– Aparelho de som

– Kraft, color set

– Tinta

– Livros de histórias.

– Massinha de modelar

– Papel crepom

– Lápis de cor

 

8- PRODUTO FINAL:

A turma fará a sua apresentação, através da encenação da flora com a caracterização de árvores e flores integrando o cenário das riquezas naturais.

 

9- AVALIAÇÃO: 

– A avaliação terá base nos comentários e descobertas sobre o que foi proposto e que foi realizado.

– Através de registros e trabalhos desenvolvidos com as crianças avaliando o alcance dos objetivos.

– Atenção durante as atividades desenvolvidas.

– A participação dos alunos nas atividades propostas e colaboração com o desempenho das mesmas.

 

10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

https://www.youtube.com/watch?v=2ZB6dQ-Fjho

 

https://www.youtube.com/watch?v=1yza3Nr3xF8

 

https://smenf.files.wordpress.com/2020/07/c39altima-c381rvore-do-mundo.pdf

 

https://www.youtube.com/watch?v=dKQ68BtjaB4

 

 

 

1- INDENTIFICAÇÃO

PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar

TURMA: 1º Ano Do Ensino Fundamental

PROFESSORA: Mireide Soares De Almeida

 

2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA

TEMA: As riquezas regionais: Uma contribuição para a identidade nacional

TÍTULO:  A contribuição dos povos índigenas para a identidade nacional.

 

2.1- JUSTIFICATIVA:

O projeto FECLALI deste ano tem como temática as riquezas regionais: uma contribuição para a identidade nacional. Os alunos do 1º ano do ensino fundamental trabalharam o subtema:  a contribuição dos povos indígenas para a identidade nacional.  Por meio de pesquisas introduzimos o tema com um documentário bem descontraído que fala sobre a importância dos índios para o nosso país e qual foi a sua contribuição.  A influência dos indígenas na formação da identidade brasileira é notável em diversos aspectos, pois a cultura indígena brasileira é vasta e diversificada, e os povos indígenas foram grandes influenciadores da formação da identidade cultural brasileira e destacamos os seguintes aspectos:

 

1.      Alimentação: A culinária brasileira é fortemente influenciada pela cultura indígena, com ingredientes como mandioca, milho, peixes e frutas nativas.

2.      Medicina natural: A medicina tradicional indígena também exerceu grande influência nos hábitos brasileiros, com o uso de ervas medicinais.

3.      Artesanato: Os indígenas deixaram um rico legado de artesanato no Brasil, com técnicas como a cerâmica e a cestaria.

4.      Tradições e práticas religiosas: Muitos elementos das crenças e rituais indígenas ainda estão presentes na cultura brasileira.

 

Os povos indígenas, apesar de terem pertencido a vários grupos diferentes com pontuais diferenças de comportamento e cultura, tinham elementos comuns que consolidavam uma cultura indígena como um todo. Eles tinham religião, hábitos, costumes e comportamentos similares, a divisão do trabalho também era parecida entre todos os povos, e o modo de vida deles era baseado na caça, na pesca e na coleta, acrescida da agricultura de algumas plantas, como a mandioca.” “A alimentação indígena costumava ser baseada no consumo de frutas, legumes, verduras, raízes, caules, peixes e carnes de caça, frutos como o caju e o açaí eram comuns na alimentação de povos de algumas localidades, como o Norte e o Nordeste brasileiro. Os índios do Norte também consumiam muito o guaraná como fonte de energia para as atividades diárias e para a guerra. A mandioca era a principal fonte de carboidrato deles, por isso era amplamente cultivada. A tapioca e a farinha de mandioca eram maneiras de estocar a mandioca para a utilização posterior.

 

Apresentamos em  sala de aula umas das comidas que fazem parte da história e cultura indígena,  consumida até os dias atuais por todo o Brasil, que é a mandioca, essa raiz tem variedades de pratos e formas de consumir. Para a compreensão ser melhor faremos com a participação dos alunos e alunas a tapioca, um dos pratos típicos do Brasil que tem gerado muita renda para várias pessoas que fabricam para venda.

 

 

3 – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:       

·        EF02HI02: Esta habilidade prevê a identificação e descrição dos papéis sociais que os indivíduos exercem em diferentes comunidades;

·        EI03EO06: Promover atividades que levem os alunos a manifestar interesse e respeito pelos diversos tipos de culturas e modos de vida.

 

4- DISCIPLINA: História E Arte

 

5- METODOLOGIA: 

A partir da apresentação do tema os alunos foram direcionados a assistir e ouvir as pesquisas filmes e reportagens em sala de aula, depois de visto, faremos uma roda de conversa para discutir sobre o assunto e as confecções dos materiais.

 

5- CRONOGRAMA:           

* Apresentação do Tema: 10/02/2024

* Apresentação do projeto: 09/03/2024

* Apresentação e exposição: 06/04/2024

 

6- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:

Música

Vídeos

Fabricação da tapioca

Adornos para apresentação

 

7- PRODUTO FINAL:   

Apresentação dos trabalhos realizados em sala, para comunidade.

 

8- AVALIAÇÃO: 

Ao longo do processo de organização do evento a avaliação dar-se-á através de pesquisas e debates, sendo a apresentação do dia da FECLALI ponto crucial da mesma. Serão avaliados: Conteúdo apresentado, conhecimento, criatividade, organização e desenvoltura durante a apresentação.

 

9- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  1. Veja mais sobre “Cultura indígena” em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cultura-indigena.htm
  2. https://youtu.be/NbMs18plPBc

 

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1- INDENTIFICAÇÃO

 PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar

TURMA: 2º ano A

PROFESSORA:  Elenilda Batista de Oliveira

 

 

2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA

TEMA: As riquezas regionais: Uma contribuição para a identidade nacional

TÍTULO:  Contribuição dos povos portugueses para a identidade nacional

 

2.1- JUSTIFICATIVA:

Dentre os diversos povos que formaram o Brasil, foram os europeus aqueles que exerceram maior influência na formação da cultura brasileira, principalmente os de origem portuguesa. A formação do Brasil se deu através do contato com diferentes culturas. Muitos dos nossos hábitos e costumes foram construídos a partir do contato com essas culturas, especialmente a portuguesa. Portugal foi o país europeu que mais exerceu influência nas tradições, costumes e simbolismos do Brasil. A mais óbvia dessa herança para a cultura brasileira é, claro, a língua portuguesa. Além da língua portuguesa temos várias outras culturas inseridas no nosso meio, por exemplo, o carnaval e as festas juninas, que são umas das festas mais importantes do Brasil, que também foram introduzidas pelos portugueses. E nada mais importante para aprofundar os conhecimentos dos nossos alunos sobre essa grande influência para a nossa identidade nacional.

 

3 – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:       

Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

– Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.

 

4- DISCIPLINA:

 Interdisciplinar

 

5- METODOLOGIA: 

 Apresentar o tema da feira de conhecimento para a turma, em roda de conversa. Utilizar slide com imagens e vídeos explicando diversos momentos que aconteceram a chegada dos portugueses. Apresentar também imagem de alguns personagens folclóricos que são de origem portuguesa, como a cuca, o bicho-papão e o lobisomem. Outra grande herança portuguesa para a cultura brasileira são as cantigas de roda, que eram bastante comuns em Portugal na época do descobrimento. Músicas clássicas como Escravos de Jó, Sapo Cururu e Roda Pião, além das populares Atirei o Pau no Gato e Ciranda-Cirandinha. Então aproveitar esse momento e levar as crianças no campo para reproduzir essas cantigas de rodas. Não esquecer também da importância de muitas espécies novas de plantas introduzidas pelos portugueses, atualmente muito identificadas como a jaca e a manga. Falar também da grande influência da arte portuguesa, a literatura, pintura, escultura, música, arquitetura e artes decorativas no Brasil. Temos também os jogos mais populares: botão, amarelinha, bolinha de gude, jogo dos saquinhos, pião e outros. Além desses, ainda temos algumas músicas, danças e a culinária que foram trazidos pelos portugueses.

 

6- CRONOGRAMA:           

·        Apresentação do Tema: 10/02/2024

·        Apresentação do projeto: 09/03/2024

·        Apresentação e exposição:06/04/2024

 

7- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:

papelão, Datashow,

 

8- PRODUTO FINAL:

Os alunos farão a entrada na quadra atrás das cortinas com enorme barco de papelão e um dos alunos grita “TERRA A VISTA?” e depois os demais sairão atrás como se estivessem saindo de dentro do barco. Em seguida farão a apresentação da música Caninha verde.

 

9- AVALIAÇÃO: 

A avaliação terá base nos comentários e descobertas sobre o que foi proposto e o que foi realizado. Através de registros e trabalhos desenvolvidos com as crianças avaliando o alcance dos objetivos. Atenção durante as atividades desenvolvidas. A participação dos alunos nas atividades propostas e colaboração com o desempenho das mesmas.

 

10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

https://www.aracariguama.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/1843/descobrimentodobrasil#:~:text=Inicialmente%2C%20o%20nome%20dado%20pelos,1505)%2C%20e%2C%20finalmente%2

 

https://docs.ufpr.br/~coorhis/susane/ChegouPortugues.html#:~:text=Na%20chegada%20ao%20Brasil%2C%20os,haviam%20chegado%20antes%20ao%20Brasil.

 

https://ccmm.madeira.gov.pt/index.php/publicacoes/noticias/2061culturabrasileiraexibeamplaherancaportuguesa#:~:text=Outra%20grande%20heran%C3%A7a%20portuguesa%20para,s%C3%A3o%20todas%20de%20origem%20lusitana.

 

https://www.scielo.br/j/hb/a/Fskw4J7xrHtJSkfC3f3VYhJ/?lang=pt#:~:text=Do%20reino20e%20das%20ilhas,%2C%20mostardas%2C%20tomates%2C%20gengibres%2C

 

https://www.viladonpatto.com.br/blog/as-influencias-dos-portugueses-naculturabrasileira735#:~:text=A%20mais%20evidente%20heran%C3%A7a%20portuguesa%C3%A9%20tamb%C3%A9m%20decorr%C3%AAncia%20da%20coloniza%C3%A7%C3%A3o.

 

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1- INDENTIFICAÇÃO

 PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar

TURMA: 3° Ano

PROFESSORA:  Cintia Vieira

 

2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA

TEMA: As riquezas regionais: Uma contribuição para a identidade nacional

TÍTULO:  Contribuição dos povos africanos, para identidade nacional.

 

2.1- JUSTIFICATIVA:

regionalismo e a identidade cultural desempenham papéis importantes na formação da identidade nacional brasileira.

O Brasil foi palco de uma das maiores diásporas africanas da história. Milhões de africanos foram trazidos como escravos para o país durante o período colonial e pós-colonial, contribuindo com uma diversidade impressionante de culturas, línguas e tradições. As culturas afro-brasileiras têm suas raízes nessas experiências, refletindo a resiliência e a criatividade dos africanos e seus descendentes.

Por onde no passado passaram nossos antepassados, acorrentados e humilhados, passamos hoje nós, de cabeça em pé, com nosso colorido e ainda os mesmos penteados (Simone Coutinho )”

 

3 – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:       

   – Compreender as linguagens artísticas em suas dimensões estética, história e social;   

  – Identificar, respeitar e valorizar o patrimônio histórico, artístico e cultural, percebendo-o como uma

produção social e humana;

– Estimular a atenção, concentração, criatividade e espontaneidade;

– Experimentar a improvisação em dança, considerando as mudanças de velocidade, de tempo, de ritmo e o desenho do corpo no espaço;

– Improvisar na dança, inventando, registrando e repetindo sequências de movimentos criados;

– Estimular o desenvolvimento da consciência corporal.

                                                             

4- DISCIPLINA: História e artes

 

5- METODOLOGIA

Apresentar o tema para a turma em roda de conversa, trabalhar os costumes, comidas típicas, artesanato, danças e modo de se vestir dos povos africanos.

 

6- CRONOGRAMA:           

– Apresentação do Tema: 10/02/2024

– Apresentação do projeto: 09/03/2024

– Apresentação e exposição: Apresentação será feita na quadra, e exposição no pátio- dia 06/04/2024.

 

7- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:

Papel

 

8- PRODUTO FINAL:

Os alunos entraram na quadra com vestimenta branca, em fila e acorrentados ao som de estalos de chicote,  em seguida as luzes se apagam, e começa a música, as luzes se acendem, as correntes se quebram e da início a apresentação.

 

9- AVALIAÇÃO: 

A avaliação terá base nos comentários e descobertas sobre o que foi proposto e o que foi realizado. Através de registros e trabalhos desenvolvidos com as crianças avaliando o alcance dos objetivos.

A participação dos alunos nas atividades propostas e colaboração com o desempenho das mesmas.

 

10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

https://rabiscodahistoria.com/regionalismo-e-identidade-cultural-um-panorama-da-historia-brasileira/

 

https://rabiscodahistoria.com/a-construcao-da-identidade-nacional-desafios-e-reflexoes/

https://www.bing.com/search?FORM=N186DF&q=cultura+negra+e+identidade+brasileira&PC=N186

 

https://www.mundocultura.com.br/influencia-negra-africana-na-cultura-brasileira/

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1- INDENTIFICAÇÃO

PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar

TURMA: 4º Ano

PROFESSORA: Maria de Fatima Ferreira Fraga

 

2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA.

TEMA: As riquezas regionais: Uma contribuição para a identidade nacional

TÍTULO: Contribuição dos povos espanhóis para identidade nacional.

 

2.1- JUSTIFICATIVA:

Conhecer a vida, desenvolvimento e costumes dos povos espanhóis e aprender como os povos espanhóis contribuíram para identidade nacional e como esses costumes passaram a fazer parte de vida e costumes de outras regiões.imigração espanhola para o Brasil ocorreu em distintos momentos da história nacional. Durante o período colonial, a inexistência ou constantes disputas de fronteiras entre as duas colônias fizeram com que pessoas de origem espanhola habitassem regiões que hoje fazem parte do território nacional. As primeiras gerações de imigrantes espanhóis empenhavam-se na conservação dos elementos culturais do seu país de origem, como a culinária, a religião e a língua materna. Os costumes dos espanhóis eram transmitidos para as gerações seguintes, mas também passaram por transformações, principalmente devido às mudanças na posição social dos imigrantes. No que se refere ao uso da língua espanhola, por exemplo, ela gradualmente desaparece com outras gerações. Outro elemento da cultura de Espanha, que se conservou no Brasil, é a típica dança Fandango.

Fandango é o conjunto de várias danças de natureza popular, conhecidas como ‘marcas’. é um gênero de música popular espanhola. Embora já tenha sido executado nas celebrações sediadas em palácios, hoje ele está integrado ao folclore brasileiro, principalmente o do sul do país, e seus movimentos e gestos causam profundo impacto nos que testemunham esta coreografia.

Estas danças desembarcaram nas praias paranaenses pelas mãos dos portugueses açorianos, que detinham forte inspiração da cultura espanhola. O fandango passou então a integrar as comemorações do Intrudo, o ancestral do Carnaval. Durante 4 dias os dançarinos, chamados de ‘folgadores’ e ‘folgadeiras’, praticavam os mais diversos bailados

Com o passar do tempo, o Fandango executado no Paraná foi assimilado pelo caboclo do litoral, assumindo assim seu caráter folclórico, e desta forma é preservado até hoje. Suas danças podem ser bailadas ou sapateadas, invariavelmente; apenas se modificam as músicas e as palavras. Aliás, estas coreografias não prescindem jamais da poesia cantada e da viola, sua ferramenta essencial. Além do uso de duas violas, é fundamental também a presença do acordeão, da rabeca e do pandeiro rural, conhecido como adufo ou maxixe. Atualmente o Fandango se estende do extremo sul a São Paulo. No litoral paulista o Fandango inclui coreografias que englobam ou não o sapateado.

Os espanhóis trouxeram na bagagem seus costumes, idioma e hábitos alimentaresos espanhóis adaptaram alguns de seus pratos típicos e incorporaram ingredientes que encontravam no Brasil, já que alguns ingredientes originais de suas receitas eram pouco comuns e, quando encontrados, muito caros. Ainda assim, os espanhóis mantiveram alguns pratos e ingredientes de sua gastronomia aqui no Brasil, como a paella, o azeite, o chouriço (uma espécie de salame feito com carne, gordura de porco e temperos, como páprica), as linguiças, embutidos e os deliciosos churros. Na Espanha é comum comer churros não recheados junto a uma xícara de café, café com leite ou chocolate quente bem cremoso.

 

3 – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:       

Ler e compreender a história dos espanhóis

Conhecer costumes e tradições desse povo.

Pesquisar a contribuição do povo espanhol para identidade nacional.

Estimular o conhecimento sobre migração espanhola.

Compreender a importância dos imigrantes espanhóis para cultura nacional.

Identificar os traços migratórios que fazem parte da sociedade em geral.

                                                                   

4- DISCIPLINA: Interdisciplinar

História: ler texto sobre história dos espanhóis.

Pesquisar quais eram seus costumes e modo de vida.

Ciências: pesquisar as culinárias espanholas e quais estão presentes na culinária brasileira.

Geografia: conhecer no mapa território e população dos povos espanhóis.

Português: escrever textos sobre a influência dos espanhóis e conhecer a sua língua.

Arte: produzir leque de papel que será usado na  dança da música espanhola.

Matemática: realizar pesquisa populacional e realizar gráficos para saber se população espanhola cresceu com passar do tempo.

 

 

5- METODOLOGIA: 

Realizar roda de conversa com a turma para falarmos sobre os espanhóis a contribuição desses povos para identidade brasileira, realizar pesquisas em grupos e apresentar as pesquisas em sala, fazer registro para montar mural desse trabalho, conhecer os costumes, artesanato, receita, roupas e dança. Apresentar cada pesquisa e realizar as atividades propostas do dia. Confeccionar os objetos que fazem parte da música fandango que será apesentada pela turma. Como a viola, adufe e rabeca, instrumentos fundamentais nesse ritmo. Realizar ensaios diários das musica fandango que será apresentação no final do projeto.

 

6- CRONOGRAMA:           

Fevereiro: 10 /02/2024 – escolha do tema.

Março: 09/02/2024 apresentação do tema. Apresentação do sub tema para turma do 4º ano, pesquisa realizadas pelos alunos sobre o tema.

Abril: 06/04/2024 Apresentação e exposição dos  projetos FECLALI:  Apresentação e exposição:

 

7- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:

Computador, data show, livros, papel craft, tinta guache, tesoura, caixa de som, color set, palito de picolé, cola bastão.

 

8- PRODUTO FINAL:

A apresentação será realizada na quadra na data prevista acima. Com música fandango espanhóis. Os alunos realizarão dança para toda comunidade escolar.

 

9- AVALIAÇÃO

A avaliação terá base nas pesquisas e comentários nas atividades e descobertas dos alunos durante cada pesquisa. Também será observado as interações e socialização dos conhecimentos e envolvimento do grupo nas confecções dos materiais para apresentação. A colaboração e empenho para apresentação do produto final.

 

10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/a-imigracao-espanhola-no-brasil.htm

 

https://1library.org/article/a-influ%C3%AAncia-da-presen%C3%A7a-dos-espanh%C3%B3is-cultura-brasil.z3d75k4e

 

https://www.todamateria.com.br/flamenco/

 

https://www.mundodadanca.com.br/2010/10/danca-flamenca-sua-historia.html

 

https://web.archive.org/web/20100330041204/http://www.rosanevolpatto.trd.br:80/fandango.html

 

https://www.infoescola.com/danca/fandango/

 

https://blog.meudna.com/espanhois-brasil/

 

https://www.portalsaofrancisco.com.br/arte/fandango

 

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1- INDENTIFICAÇÃO

PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar

TURMA: 5º Ano

PROFESSORA: Daiany

 

2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA

TEMA: As riquezas regionais: Uma contribuição para a identidade nacional

TÍTULO: Contribuição dos povos holandeses para a identidade nacional.

 

2.1- JUSTIFICATIVA:

O que dá identidade para cada sociedade? É um conjunto de elementos que inclui linguagem, normas, saberes, história, características, ou seja, tudo o que engloba a forma de se viver de um povo, seja de forma material ou imaterial. É importante que os alunos realizem pesquisas e desempenham trabalhos e atividades relacionadas as culturas de outros países, para que ampliem seus conhecimentos culturais.

 

3 – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Obter conhecimento sobre a cultura holandesa;

Experimentar e fruir a dança do contexto Holandês (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), e recriá-las, respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.    

 

4- DISCIPLINA: Interdisciplinar

5- METODOLOGIA: Apresentar o tema da feira do conhecimento para a turma, em roda de conversa. A turma será agrupada em 6 grupos, cada grupo irá realizar uma pesquisa sobre o título: Contribuição dos povos holandeses para a identidade nacional, relacionadas a: cultura, danças, comidas típicas, artesanatos, vestimentas e a influência dos holandeses no Brasil.  Será realizada uma apresentação dos tópicos que foram pesquisados em casa em uma roda de conversa. Cada grupo fará a apresentação, utilizando data show, cartazes, imagens e comidas típicas para serem degustadas.

Faremos os ensaios para a apresentação de uma dança típica holandesa.

Durante esse processo tudo será registrado através de fotos para serem expostas no mural da linha do tempo no dia da feira.

 

6- CRONOGRAMA:           

– Apresentação do Tema: Um vídeo sobre os Holandeses no Brasil: link https://youtu.be/6Xaa_B8az1c

– Encaminhamento para pesquisa em casa: danças, comidas, vestimentas, cultura, artesanatos e a influência dos holandeses no Brasil.

– Ensaiar a quadrilha típica holandesa.

– Apresentação dos tópicos que foram pesquisados em casa em uma roda de conversa.

– Ensaiar a quadrilha típica holandesa.

 

7- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:

Data show

Quadra da escola

Cartazes

Imagens

Notebook

Caixa de som

 

8- PRODUTO FINAL:

As fotos retratadas durante as apresentações e os ensaios serão expostas em um mural da linha do tempo.

A apresentação da dança terá duas crianças que estarão à frente carregando cana-de-açúcar, todas com vestimentas típicas holandesas. Faremos uma dança: quadrilha holandesa.

 

9- AVALIAÇÃO: 

A avaliação terá base nos comentários e descobertas sobre o que foi proposto e o que foi realizado. Através de registros e trabalhos desenvolvidos com as crianças avaliando o alcance dos objetivos. Atenção durante as atividades desenvolvidas, a participação dos alunos nas atividades propostas e a colaboração com o desempenho das mesmas.

 

10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

https://www.uol.com.br/nossa/cozinha/receitas/2014/06/13/croquete-holandes.htm

 

1- INDENTIFICAÇÃO

PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar

TURMA: 6º Ano

PROFESSORES: Jotalmira e Ricardo

 

2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA

TEMA: As Riquezas Regionais: Uma Contribuição Para a Identidade Nacional

TÍTULO: Principais Riquezas da Região Norte

 

2.1- JUSTIFICATIVA: O projeto FECLALI deste ano tem como temática As Riquezas Regionais: Uma
Contribuição para a Identidade Nacional e se torna um tema oportuno, pois o crescente avanço da economia da
região Norte, se tornou com o maior crescimento do PIB, uma das regiões mais promissoras para a realização de
investimentos.
Extração de minerais, extração vegetal e extração animal fazem parte desta indústria, que teve um
modesta expansão na região. Além disso, a Agropecuária, que envolve a produção de animais e a agricultura, é um
setor que apresentou grande crescimento.
O turismo também tem dado bons resultados na economia da região norte, uma riqueza bastante valorizada.
As atividades ligadas ao ecoturismo são as que mais crescem com o passar dos anos, em razão das grandes áreas de floresta espalhadas pela região, outro orgulho regional. Os turistas geralmente vão a região para apreciar a
biodiversidade e algumas festas folclóricas como Círio de Nazaré, em Belém do Pará e o Festival Folclórico de
Parintins, no Amazonas, que é uma festa que dura três dias e conta histórias, hábitos e ritos dos nativos, além de moradores locais encenados no Bumbódromo.
A população da Região Norte outra riqueza, é bem diversificada, conta com indígenas, cearenses, gaúchos,
africanos e imigrantes. Dessa forma, a cultura dessa região também é assim bem diversificada.
Portanto, acreditamos que ao falarmos das riquezas da região norte estaremos falando de cidadania,
determinação, diversidade, preservação e valorização de uma população que já estava aqui e as que vieram em
busca de oportunidades e dias melhores, mas sem perder sua origem. A finalidade então do projeto é garantir a
divulgação desse conhecimento, ou seja, das principais riquezas da região Norte, assegurando sua beleza, riqueza
e importância para nós nortistas e para o Brasil!

 

3- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

·      Estimular o conhecimento e divulgação das diversas riquezas da região norte;

·      Desenvolver nos alunos a habilidade visual, a capacidade de observar e analisar as imagens;

·      Identificar as principais riquezas econômica, cultural e social da região;

·      Desenvolver o pensamento crítico e entender como a economia e a cultura está inserida na sociedade em
que foi criada;

·      Desenvolver o conhecimento dos estudantes para melhor entender as riquezas de sua região e assim valorizá-la;

·      Desenvolver a habilidade de comunicação, pois falar em riquezas, economia e identidade ajudar os
estudantes a desenvolver a capacidade de expressar ideias e emoções por meio de imagens e símbolos.

 

3.1 DESENVOLVER A IDENTIDADE E AUTONOMIA:

● Encorajar os alunos a pesquisar os temas propostos e desenvolver uma conexão pessoal com o assunto e a se sentir mais envolvidos no processo de aprendizagem;
● Incentivar a curiosidade, encorajando os alunos a fazerem perguntas sobre as riquezas e economia que
estão estudando e a buscar respostas por conta própria;
● Desenvolver a habilidade de pesquisa para que os estudantes se sintam mais autônomos em relação à sua própria aprendizagem;
● Proporcionar diferentes recursos para os alunos pesquisarem;
● Oferecer suporte individual, orientando os alunos individualmente, com feedback e sugestões para ajudá-los a desenvolver uma sensação de autonomia em relação ao próprio aprendizado;
● Valorizar as diferenças, incentivar a discussão sobre os diversos itens da economia e como estes interferem
no ambiente e no comportamento social da região.

 

3.2 DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Leitura e discussão;
Escrita criativa;
Debate e apresentações em sala de aula;
Análise de textos construídos pelos alunos;
Apresentação das pesquisas em sala e reordenamento das pesquisas para a apresentação.

 

4- CONTEÚDO:
Conceito de Economia: conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição
e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.
Extrativismo Vegetal da Região Norte: O extrativismo vegetal consiste em recolher frutos, madeira e raízes
da natureza.
Extrativismo Mineral da Região Norte: O extrativismo mineral é a atividade econômica que extrai minérios do
solo, dos rios e dos mares.
Indústrias da Região Norte: Zona Franca de Manaus, esse centro industrial atraiu empresas incentivadas
por uma série de benefícios de ordem tributária, além de isenção de taxa de importação para componentes.

Agricultura da Região Norte: A agricultura na região se destaca historicamente pela diversidade de produtos
que cultiva. Alguns essenciais para o consumo brasileiro: a mandioca, o feijão, a castanha-do-brasil e frutas
tropicais, como maracujá, cupuaçu e guaraná.
Pecuária da região Norte: A pecuária também vem apresentando crescimento, com cada vez mais áreas
reservadas à pastagem. As principais criações são de bovinos e de bubalinos, sendo que, atualmente, os
estados do Norte comportam grande parte do rebanho do Brasil.
Turismo da Região Norte: Fortemente associada a manifestações culturais como festival de Parintins e Círio
de Nazaré, também conta com as mais famosas paisagens, passeios e alternativas para todos os tipos de
visitantes. O principal interesse na região está no ecoturismo, por abrigar a maior parte da floresta tropical do
planeta.
Culinária da região Norte: A culinária da região Norte é rica em ingredientes típicos e preparos feitos com
elementos encontrados na Amazônia brasileira, o que inclui tubérculos, como a mandioca; peixes de água
doce; ervas, como jambu e coentro; e diferentes tipos de plantas e frutos, como açaí e buriti.
Pontos turísticos da Região Norte: Marco Zero do Macapá, Parque do Jalapão, Encontro das Águas, Teatro
Amazonas, Mercado Ver-o-Peso, Rio Madeira e Ilha do Bananal.
População da Região Norte: O povo do Norte é descendente de índios, portugueses, além dos migrantes
oriundos de outras regiões brasileiras, como do Sudeste e do Sul.

 

5- DISCIPLINA ENVOLVIDA: Ciências e Líder em Mim

 

6- METODOLOGIA: A partir da apresentação do tema os alunos assistiram um vídeo sobre o assunto e depois
foram direcionados a fazer pesquisas, em seguida divididos em grupos cada um com seus conteúdos para
preparação e apresentação.

 

7- CRONOGRAMA: Apresentação do Tema: 10/02/2024
Entrega das pesquisas: 23/02/2024
Apresentação do projeto: 09/03/2024
Verificação do conhecimento: Durante o processo de construção da pesquisa referente a feira.
Apresentação: 06/04/2024

 

8- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
Murais
Note book
Maquetes
Manequim
Imagens
Áudio
Textos
Mapas
Objetos reais

 

9- PRODUTO FINAL: Apresentação das pesquisas e atividades realizadas para a comunidade escolar

 

10- AVALIAÇÃO: Ao longo do processo de organização do evento a avaliação dar-se-á através de pesquisas e
debates, sendo a apresentação do dia da FECLALI ponto crucial da mesma. Serão avaliados: Conteúdo
apresentado, conhecimento, criatividade, organização e desenvoltura.

 

11- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
www.mdsgroup.com.br/pt/blog/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-economia-da-regiao-norte/

 

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/economia-da-regiao-norte /

https://rotasdeviagem.com.br/festas-tipicas-da-regiao-norte-do-brasil/

https://www.tecnologiaetreinamento.com.br/educacao/diversidade-cultural-brasileira-regiao-norte /

https://brasilescola.uol.com.br/brasil /

https://revistaazul.voeazul.com.br/destinos/pontos-turisticos-da-regiao-norte/

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-populacao-regiao-norte.

 

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1- IDENTIFICAÇÃO

PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar

TURMA: 7º Ano

PROFESSOR(A):  Lillian Telma Natizel Siring Timm e Ana Claudia Prado

 

2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA

TEMA: As riquezas regionais: Uma contribuição para a identidade nacional.

TÍTULO: Principais riquezas da região Nordeste.

 

2.1- JUSTIFICATIVA: O projeto FECLALI deste ano tem como temática as riquezas regionais: Uma contribuição para a identidade nacional., e o título do 7º ano será principais riquezas da região Nordeste.

Para muita gente o Nordeste é uma coleção de paisagens deslumbrantes: praias, cachoeiras, lajedos, montanhas… Sim, a Natureza impressiona em toda parte, porque também existe a beleza menos óbvia do Sertão, da caatinga, da terra árida. Um lugar onde na beleza existe um pouco de emboscada, fingindo que foi embora mas surgindo de repente quando menos se espera. Ser nordestino, porém, significa habitar uma região maior que a paisagem.

Ser nordestino é ter a consciência de um passado de riqueza — a riqueza da cana-de-açúcar, a riqueza do algodão, do cacau — e um passado de contrastes sociais violentos. Um passado de um poder que não volta, mas que deixou alicerces de autoestima, do espírito independente de quem já se sentiu dono de seu próprio destino.

A aridez e a exuberância da Natureza se alternam do mesmo modo que em sua vida se alternam a catástrofe e a festa. Ele convive com ambas, aprende com ambas, cresce e se fortalece com ambas.

A cultura nordestina é bastante diversificada, uma vez que foi influenciada por indígenas, africanos e europeus.

Os costumes e tradições muitas vezes variam de estado para estado.

A riqueza cultural da região nordeste é visível para além de suas manifestações folclóricas e populares.

A cultura nordestina tem características peculiares que é representada de diversas formas: artesanato, culinária, música, dança, ritmo, literatura, teatro, entre outras.

E é dentro desta gama de diversidade que exploraremos as riquezas da região nordestina, trazendo ao público todas as informações necessárias para o pleno conhecimento regional, desde história, economia, cultura e lazer.

 

3- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

·      Desenvolver nos alunos a habilidade visual, a capacidade de observar e analisar as imagens;

·      Conhecer um pouco da realidade agrícola e industrial da região nordeste.

·      Assimilar as estruturas, temas e autores da literatura de cordel.

·      Reconhecer a importância para o país das festas e aspectos culturais da região nordeste.

·      Identificar no mapa as cidades e estados nordestinos.

·      Pesquisar com eficiência buscando o maior conhecimento de cada assunto.

·      Selecionar os fatos que precisam ser apresentados na feira.

 

3.1 DESENVOLVER A IDENTIDADE E AUTONOMIA:

·      Encorajar os alunos a pesquisar os temas propostos e desenvolver uma conexão pessoal com o assunto e a se sentir mais envolvidos no processo de aprendizagem;

·      Incentivar a curiosidade, encorajando os alunos a fazerem perguntas sobre o assunto que estão estudando e a buscar respostas por conta própria;

·      Desenvolver a habilidade de pesquisa para que os estudantes se sintam mais autônomos em relação à sua própria aprendizagem;

·      Proporcionar diferentes recursos para os alunos pesquisarem;

·      Oferecer suporte individual, orientando os alunos individualmente, com feedback e sugestões para ajudá-los a desenvolver uma sensação de autonomia em relação ao próprio aprendizado;

·      Promover a criatividade, encorajando os alunos a explorar diferentes formas de expressão artística, como desenho, pintura, fotografia e vídeo, para complementar suas pesquisas, isso pode ajudá-los a desenvolver sua própria identidade artística e a se sentir mais confiantes em sua capacidade de criar e se expressar;

·      Valorizar as diferenças, incentivar a discussão sobre a diversidade e a pluralidade de culturas, ajudando o estudante a desenvolver uma compreensão mais ampla do mundo e a construir uma identidade mais sólida e autônoma a partir da valorização das diferenças.

·      Apresentação das pesquisas em sala e reordenamento das pesquisas para a apresentação.

 

3.2 DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:        

·      Leitura e discussão;

·      Escrita criativa;

·      Feedback construtivo sobre a escrita dos alunos;

·      Debate e apresentações em sala de aula;

·      Análise de textos construídos pelos alunos;

·      Festa junina e vaquejada.

 

4- CONTEÚDO:

·      Economia primária

·      Economia secundária

·      Economia terciária, focando no turismo tais como:

·      Carnaval em Salvador e Recife/Olinda.

·      Literatura de cordel e educação

·      Praias e parques (pinturas rupestres).

·      Festas e influências africanas.

 

5- DISCIPLINA ENVOLVIDA:  Língua Inglesa e Língua Portuguesa

 

6- METODOLOGIA:  A partir da apresentação do tema os alunos foram direcionados a fazer pesquisas, posteriormente divididos em grupos como forma redirecionamento das pesquisas e preparo para a apresentação.

 

 

7- CRONOGRAMA:    

Apresentação do Tema: 10/02/2024

Entrega das pesquisas: 04 a 08 de março

Apresentação do projeto: 09/03/2024

Verificação do conhecimento: Durante o processo de construção da pesquisa referente a feira.

 

8- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:

Mural

Notebook

Maquetes

Banners

Cactos

Frutas, folhas, galhos,

Alimentos típicos

cancioneiro de literatura.

Caixa de som

data-show

Elementos que simulam a paisagem, como areia, mar e cavernas..

Galhos secos

Plantas referente ao bioma nordestino

Imagens:  de lugares turísticos como praias, da religião de matriz africana Umbanda.

Textos:  Ler esses textos em voz alta ou exibir trechos em cartaz ou nas anotações

Mapa e abertura da sala  com a seguinte frase: Aqui que tudo começou!

 Objetos reais: Se possível, trazer alguns objetos reais relacionados à arte nordestina, bem como sua cultura e elementos agrícolas e ambientalização da praia.

Enquete sobre os estados que já visitaram e o que mais representa a identidade e riqueza do Nordeste por meio de fomulário.

 

10- AVALIAÇÃO: Ao longo do processo de organização do evento a avaliação dar-se-á através de pesquisas e debates, sendo a apresentação do dia da FECLALI ponto auge da mesma. Serão avaliados: Conteúdo apresentado, conhecimento, criatividade, organização e desenvoltura.

 

11- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Viagens, fotos e sites

 

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/regiao-nordeste.htm

 

https://www.youtube.com/watch?v=cOnj-zE4qbg

 

https://www.todamateria.com.br/economia-da-regiao-nordeste/file:///C:/Users/Lenovo/Downloads/CURSO_DE_METRIFICA%C3%87%C3%83O-_CORDEL_240307_153142.pdf

 

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1- INDENTIFICAÇÃO

PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar

TURMA: 8º Ano

PROFESSOR(A): Bruno e Jackeline Miranda

 

2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA

TEMA: As riquezas regionais do Brasil

TÍTULO:  As riquezas regionais do Brasil

Portanto, o título do projeto do 8º ano tem grande importância e influência não só para a região em questão, mas também para se conhecer o Brasil

 

2.1- JUSTIFICATIVA: O projeto FECLALI deste ano tem como temática:  As riquezas regionais do Brasil, e o título do 8º ano será:  As riquezas regionais do Brasil: Centro-Oeste e suas mais variadas faces.

As regiões do Brasil trazem em sua formação cultural e econômica, as riquezas que nosso Brasil tem, toda a História pode ser contada partindo destes dois pontos, a economia movimenta a vida da sociedade e estrutura o mecanismos de continuidade e descontinuidade, já a cultura traz o modo de vida e costumes daquele determinado agrupamento humano.

 

3- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

·       (EF07GE01A) Reconhecer aspectos da formação territorial do Brasil, com destaque para as questões histórico-geográficas, processos migratórios e diversidade étnico-cultural nas diferentes paisagens e regiões.

·      (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

·      (EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

 

3.1 DESENVOLVER A IDENTIDADE E AUTONOMIA:

·      Encorajar os alunos a pesquisar os temas propostos e desenvolver uma conexão pessoal com o assunto e a se sentir mais envolvidos no processo de aprendizagem;

·      Incentivar a curiosidade, encorajando os alunos a fazerem perguntas sobre a arte que estão estudando e a buscar respostas por conta própria;

·      Desenvolver a habilidade de pesquisa para que os estudantes se sintam mais autônomos em relação à sua própria aprendizagem;

·      Proporcionar diferentes recursos para os alunos pesquisarem;

·      Oferecer suporte individual, orientando os alunos individualmente, com feedback e sugestões para ajudá-los a desenvolver uma sensação de autonomia em relação ao próprio aprendizado;

·      Valorizar as diferenças, incentivar a discussão sobre a diversidade e a pluralidade econômicas e culturais, ajudando o estudante a desenvolver uma compreensão mais ampla do mundo e a construir uma identidade mais sólida e autônoma a partir da valorização das diferenças.

·      Apresentação das pesquisas em sala e reordenamento das pesquisas para a apresentação.

 

3.2 DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:        

·      Leitura e discussão;

·      Escrita criativa;

·      Feedback construtivo sobre a escrita dos alunos;

·      Debate e apresentações em sala de aula;

·      Análise de textos construídos pelos alunos;

 

4- CONTEÚDO:

·      Setor primário Centro-Oeste:  A economia do Centro-Oeste está altamente concentrada nas atividades primárias, sendo que a região é a principal produtora de grãos do país, com destaque para a soja. Além desse produto, a agricultura centro-oestina está baseada no cultivo de algodão, sorgo, milho, feijão, cana-de-açúcar, tomate e girassol.

·       

·      Setor secundário Centro-Oeste Atualmente vem ocorrendo uma aceleração do desenvolvimento industrial no Centro-Oeste. Esse crescimento industrial é fruto do processo de mecanização do campo, que tem exigido cada vez mais infraestrutura para o desenvolvimento das atividades agropecuárias. Além disso, o desenvolvimento industrial da região tem sido priorizado tanto pelos governos estaduais quanto pelo governo federal por meio de políticas de atração de empresas.

·      Com o recente investimento no setor industrial, várias indústrias fixaram-se no Centro-Oeste para processar parte da matéria-prima produzida na região e aproveitar os benefícios originados pelas políticas de fomento ao desenvolvimento industrial.

 

·      Setor Terciário Centro-Oeste: O setor terciário responde pela maior parcela da renda do estado, embora a agropecuária, principalmente commodities agrícolas e a pecuária bovina, e a agroindústria sejam predominantes em termos de atividade econômica.

·       

·      Cultura do Centro-Oeste:  Na região, existe uma diversidade cultural ricamente influenciada pelas culturas indígena, boliviana e paraguaia. Além disso, o Centro-Oeste recebeu influência de aspectos culturais de inúmeros migrantes, em função das fronteiras que faz com todas as outras partes do Brasil – Nordeste, Norte, Sudeste e Sul, fato que não ocorre em nenhuma outra região. As principais festas são:  Cavalhada, e Fogaréu.

·      Danças da Região Centro-Oeste: Siriri, catira e Cururu.

·      Músicas da Região Centro-Oeste: Música sertaneja, que é a principal expressão musical do Centro-Oeste

·      Moda de viola, Rasqueado, Guarânia, Punk e Rock.

·      Grandes personalidades do Centro-Oeste:  Cora Coralina, Manoel de Barros, Miguel Jorge, Ney Matogrosso, Vanessa da Matta, Léo Jaime e Almir Sater

 

5- DISCIPLINA ENVOLVIDA: Geografia e Matemática.

 

6- METODOLOGIA:  A partir da apresentação do tema os alunos foram direcionados a fazer pesquisas, posteriormente divididos em grupos como forma redirecionamento das pesquisas e preparo para a apresentação.

 

7- CRONOGRAMA:    

Apresentação do Tema: 10/02/2024

Entrega das pesquisas: 06 a 13 de março

Apresentação do projeto: 09/03/2024

Verificação do conhecimento: Durante o processo de construção da pesquisa referente a feira.

 

8- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:

Murais

Note book

Maquetes

Banners

Manequim

 

Imagens: Uma das melhores maneiras de mostrar a cultura é através de imagens, exibir fotos, pinturas, esculturas e outros tipos de arte em uma apresentação de slides ou em um painel. Certificar de escolher imagens de alta qualidade que mostrem detalhes importantes e permitam que o público aprecie a cultura local.

 

Vídeos: Alguns tipos de cultura, como dança, teatro e performance, podem ser melhores apresentados em vídeo. Mostrar clipes de performances ao vivo, documentários ou reconstruções de artefatos históricos para ilustrar as ideias.

 

Áudio: A música era uma parte importante da cultura do Centro-Oeste e muitas das obras foram criadas em conexão com a localidade como no caso de Almir Sater relatando a beleza do Pantanal. Incluir exemplos de música na apresentação para ilustrar a conexão entre a música e a localidade.

 

Mapas: A economia e cultura do Centro-Oeste foram influenciadas por muitos fatores geográficos, como a localização das cidades, a paisagem natural, as rotas de comerciais e a capacidade produtiva interligada ao bioma. Exibir mapas para ilustrar a conexão entre a geografia e a economia e cultura.

 

Objetos reais: Se possível, trazer alguns objetos reais relacionados à cultura e economia para a apresentação. Isso pode incluir livros, cartas e roupas.

 

9- PRODUTO FINAL: Apresentação das pesquisas e atividades realizadas para a comunidade escolar

10- AVALIAÇÃO: Ao longo do processo de organização do evento a avaliação dar-se-á através de pesquisas e debates, sendo a apresentação do dia da FECLALI ponto auge da mesma. Serão avaliados: Conteúdo apresentado, conhecimento, criatividade, organização e desenvoltura.

11- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

https://www.otempo.com.br/brasil/censo-ibge-populacao-do-centro-oeste-e-a-que-mais-cresce-no-brasil-1.2938831

 

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/regiao-centro-oeste.htm

 

 

 

1- INDENTIFICAÇÃO

PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar

TURMA: 9º ANO EF

PROFESSORES: Débora e Vanildo

 

2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA

TEMA:  As riquezas regionais: uma contribuição para a identidade nacional

TÍTULO:  Principais riquezas da região sul

 

2.1 JUSTIFICATIVA:

A região Sul do Brasil é um verdadeiro mosaico de belezas, sabores e saberes. Do chimarrão gaúcho às paisagens exuberantes de Santa Catarina, passando pela tradição colonial do Paraná, o Sul é um universo de descobertas que aguçam a curiosidade e inspiram o aprendizado.

A história econômica e cultural desta região do Brasil se confunde com a história de povoamento, expansão e imigração das terras que compõem essa área do território brasileiro. Muitos elementos culturais que representam a população sulista brasileira foram incorporados por meio da influência dos povos estrangeiros que vieram ao Brasil entre os séculos XVII e XIX. Não podemos deixar de lado também os povos originários que viviam na região muito antes da colonização pelos portugueses.

A Feira de Conhecimento “Principais riquezas da região Sul” propõe uma imersão nesse universo rico e vibrante, convidando alunos, professores e comunidade a explorarem as múltiplas facetas da região.

 

3. COMPETÊNCIAS:

·      Compreensão da cultura e história da região Sul:

·      Conhecimento das riquezas naturais e econômicas da região:

·      Desenvolvimento de habilidades interativas e de pesquisa:

·      Senso crítico e responsabilidade social:

 

 

 

3.1 HABILIDADES:

·      Desenvolver trabalhos em equipe, utilizando-se de princípios de ética e de cidadania, com relacionamento interpessoal adequado;

·      Atuar frente às situações com flexibilidade;

·      Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais;

·      Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos, passando assim a conhecer os avanços tecnológicos nas diferentes áreas do saber;

·      Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

·      Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas.

·      Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.

·      Desenvolver o espírito de trabalho colaborativo;

 

3.2 DESENVOLVER A IDENTIDADE E AUTONOMIA:

Através das pesquisas e escolha da melhor forma de expor para a comunidade escolar.

 

3.3 DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:        

Apresentação das pesquisas em sala e reordenamento das pesquisas para a apresentação.

 

4- CONTEÚDO:

Paraná:

Economia:

·      Agropecuária: Soja, milho, trigo, carne bovina e suína, leite, aves.

·      Indústria: Automobilística, eletrodomésticos, papel e celulose, química.

·      Turismo: Foz do Iguaçu, Curitiba, litoral.

Cultura:

·      Imigração: Italiana, alemã, polonesa, ucraniana, japonesa.

·      Tradições: Chimarrão, música folclórica (fandango, vaneira), culinária (barreado, pierogi), rodeios.

·      Festas: Festa da Uva, Carnaval de Curitiba, Festival de Curitiba.

Santa Catarina:

Economia:

·      Agropecuária: Avicultura, suinocultura, bovinocultura, maricultura, pesca.

·      Indústria: Têxtil, calçados, metalmecânica, alimentos.

·      Turismo: Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau, Serra Catarinense.

Cultura:

·      Imigração: Italiana, alemã, açoriana, pomerana.

·      Tradições: Colonização, Oktoberfest, boi-bumbá, fandango, culinária (ostras, tainha, colonial).

·      Festas: Festa Nacional do Marisco, Oktoberfest de Blumenau, Festival de Dança de Joinville.

Rio Grande do Sul:

Economia:

·      Agropecuária: Pecuária extensiva e de corte, soja, arroz, trigo, uva, vinhos.

·      Indústria: Automobilística, petroquímica, alimentos, calçados.

·      Turismo: Gramado, Canela, Porto Alegre, Serra Gaúcha.

Cultura:

·      Tradições: Chimarrão, churrasco, música gaúcha (tchê music, vaneira), rodeios, fandango.

·      Festas: Festa da Uva, rodeio de Porto Alegre, Carnaval de Pelotas.

 

5- DISCIPLINA ENVOLVIDA: História e Matemática.

 

6- METODOLOGIA: Exposição oral e visual do tema abordado, respondendo os questionamentos dos visitantes.

 

7- CRONOGRAMA:

·      Dia   10/02/2024: escolha do tema e subtema da FECLALI;

·      Dia   12 a 16/02/2024: elaboração do projeto;

·      Dia   19/02 a 23/03/2024: divisão dos grupos e sorteios das tarefas;

·      Dia   09/03/2024: apresentação e entrega do projeto;

·      Dia    11 à 15/03/2024: pesquisas;

·      Dia    18 à 28/03/2024: confecção do material e montagem do trabalho;

·      Dia   06/04/2024: apresentação (exposição do resultado final).

 

8- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:

·      Humanos: Professores de História, Matemática e alunos do 9º ano.

·      Materiais: Sala com espaço adequado, projetor multimídia, murais, cartazes, cartolinas, pincéis, tintas, sulfites, TNT, papelão, cola quente, grampeador, Banners, etc.

 

9- PRODUTO FINAL: Apresentação das pesquisas; ambiente decorado com um tema que represente a região; exposição de objetos e produtos regionais; trajes típicos e atividades realizadas para a comunidade escolar.

 

10- AVALIAÇÃO: Ao longo do processo de organização do evento a avaliação dar-se-á através de pesquisas e debates, sendo a apresentação do dia da FECLALI ponto crucial da mesma. Serão avaliados: Conteúdo apresentado, conhecimento, criatividade, organização e desenvoltura.

 

11- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-culturais-regiao-sul.htm

 

https://www.paranacooperativo.coop.br/ppc/index.php/sistema-ocepar/comunicacao/2011-12-07-11-06-29/ultimas-noticias/122983-economia-sul-se-destaca-e-cresce-mais-que-media-do-pais

 

https://www.embrapa.br/memoria-embrapa/regiao-sul

 

https://www.sc.gov.br/conhecasc/economia

 

https://guiadonomadedigital.com/pontos-turisticos-da-regiao-sul/

 

https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php

GUITARRARA, Paloma. “Cultura da região Sul”; Brasil Escola. Disponível em:

 

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-culturais-regiao-sul.htm. Acesso em 04 de março de 2024.

 

 

1- INDENTIFICAÇÃO

PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar

TURMA: 1º Ano

PROFESSOR(A): Ana Luiza e Higor

 

2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA

TEMA: As riquezas regionais: Uma contribuição para a identidade nacional

TÍTULO: Principais riquezas da região Sudeste  

 

2.1- JUSTIFICATIVA

O projeto FECLALI deste ano tem como temática AS RIQUEZAS REGIONAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A IDENTIDADE NACIONAL, e o título do 1º ano do Ensino Médio será: Principais riquezas da região Sudeste, surge como uma resposta à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre essa região tão importante do Brasil. Importância do Sudeste:

Motor da economia brasileira: Responsável por mais da metade do PIB nacional, o Sudeste concentra polos industriais, agropecuários e de serviços de grande relevância.

Diversidade cultural: A região é um mosaico de tradições indígenas, africanas e europeias, que se manifestam nas festas populares, na literatura, na música, na dança e nas artes visuais.

Berço de grandes artistas: Nomes como Machado de Assis, Villa-Lobos, Carmen Miranda, Tarsila do Amaral e Oscar Niemeyer marcaram a história da arte brasileira e internacional.

 

3- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·      Estimular o conhecimento sobre a importância da região Sudeste para o Brasil e o mundo;

·      Conhecimento das principais fontes de informação sobre o Sudeste:

·      IBGE, Ministério da Cultura, sites de universidades e centros de pesquisa, etc.

·      Capacidade de análise crítica de dados:

·      Interpretação de dados estatísticos e qualitativos.

·      Identificação de tendências e padrões.

·      Formulação de conclusões e insights a partir dos dados coletados.

·      Pensamento crítico e reflexivo:

·      Capacidade de questionar, analisar e interpretar diferentes perspectivas sobre o Sudeste.

·      Identificação de vieses e contradições nas informações.

·      Formulação de argumentos consistentes e bem fundamentados.

·      Capacidade de comunicação clara e objetiva:

·      Elaboração de material informativo que apresente os resultados da pesquisa de forma clara, concisa e acessível ao público-alvo.

·      Utilização de linguagem adequada e recursos visuais para tornar o material informativo atraente e interessante.

·      Domínio da escrita formal e informal:

·      Redação de textos informativos, artigos, reportagens, posts para redes sociais, etc.

·      Revisão e edição de textos para garantir a qualidade e clareza da comunicação.

·      Habilidades de comunicação oral e interpessoal:

·      Apresentação dos resultados do projeto para diferentes públicos (estudantes, comunidade, etc.).

·      Capacidade de responder perguntas e esclarecer dúvidas de forma clara e objetiva.

·      Domínio de técnicas de apresentação para tornar a comunicação mais eficaz.

·      Conhecimento de ferramentas de divulgação:

·      Redes sociais, mídias tradicionais, eventos presenciais, etc.

·      Elaboração de estratégias de divulgação para alcançar o público-alvo.

·      Trabalho em equipe:

·      Capacidade de trabalhar em equipe:

·      Cooperação com outros membros da equipe para alcançar objetivos comuns.

·      Respeito à diversidade de ideias e opiniões.

·      Habilidade de comunicação e resolução de conflitos.

·      Compromisso e responsabilidade:

·      Cumprimento de prazos e metas.

·      Participação ativa nas atividades da equipe.

·      Contribuição para o sucesso do projeto.

·      Outras habilidades importantes:

·      Conhecimento sobre o Sudeste: História, geografia, economia, cultura, arte, etc.

·      Interesse em pesquisa e divulgação científica:

·      Curiosidade para aprender e compartilhar conhecimento.

·      Desejo de contribuir para o desenvolvimento social e cultural do Sudeste.

 

3.1 DESENVOLVER A IDENTIDADE E AUTONOMIA

·      Encorajar os alunos a pesquisar os temas propostos e desenvolver uma conexão pessoal com o assunto e a se sentir mais envolvidos no processo de aprendizagem;

·      Incentivar a curiosidade, encorajando os alunos a fazerem perguntas sobre a arte que estão estudando e a buscar respostas por conta própria;

·      Desenvolver a habilidade de pesquisa para que os estudantes se sintam mais autônomos em relação à sua própria aprendizagem;

·      Proporcionar diferentes recursos para os alunos pesquisarem;

·      Oferecer suporte individual, orientando os alunos individualmente, com feedback e sugestões para ajudá-los a desenvolver uma sensação de autonomia em relação ao próprio aprendizado;

·      Promover a criatividade, encorajando os alunos a explorar diferentes formas de expressão artística, como desenho, pintura, fotografia e vídeo, para complementar suas pesquisas, isso pode ajudá-los a desenvolver sua própria identidade artística e a se sentir mais confiantes em sua capacidade de criar e se expressar;

 

3.2 DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA         

·      Leitura e discussão;

·      Escrita criativa;

·      Feedback construtivo sobre a escrita dos alunos;

·      Debate e apresentações em sala de aula;

·      Análise de textos construídos pelos alunos;

·      Apresentação das pesquisas em sala e reordenamento das pesquisas para a apresentação.

 

4 – CONTEÚDO

Economia:

Pilares do PIB: A região responde por mais da metade do PIB brasileiro, ostentando um parque industrial diversificado, com destaque para a indústria automobilística, siderúrgica, têxtil e petroquímica. A agropecuária também é relevante, com destaque para a produção de café, cana-de-açúcar, laranja e soja.

Centros de excelência: São Paulo se destaca como centro financeiro e comercial, enquanto o Rio de Janeiro se consolida como polo industrial e de turismo. Minas Gerais se destaca pela produção mineral e agropecuária, e o Espírito Santo se consolida como importante polo de produção de petróleo e gás natural.

Desafios e oportunidades: A região enfrenta desafios como a desigualdade social e a concentração urbana. No entanto, oportunidades surgem na diversificação da matriz econômica, na inovação tecnológica e na sustentabilidade.

 

Cultura:

Mosaico de tradições: As heranças indígena, africana e europeia se entrelaçam, criando uma identidade cultural única. As festas populares, como o Carnaval e as Festas Juninas, refletem essa diversidade.

Expressões vibrantes: A literatura, a música, a dança e as artes visuais florescem na região, com nomes como Machado de Assis, Jorge Amado, Villa-Lobos, Carmen Miranda, Tarsila do Amaral e Oscar Niemeyer.

Pluralidade e inclusão: O Sudeste é um palco de efervescência cultural, com espaço para diferentes manifestações artísticas, valorizando a diversidade e a inclusão.

 

Arte:

Berço de movimentos: A região foi palco de importantes movimentos artísticos, como o Modernismo e o Tropicalismo, que marcaram a história da arte brasileira.

Talentos renomados: Artistas como Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Hélio Oiticica deixaram um legado inestimável para a arte nacional e internacional.

Múltiplas linguagens: A arte contemporânea no Sudeste é rica e diversa, explorando diferentes linguagens e expressões, desde a pintura e a escultura até a performance e a arte digital.

O Sudeste é um universo de oportunidades e desafios. Sua pujança econômica, sua rica cultura e sua vibrante cena artística o tornam uma região singular e essencial para o desenvolvimento do Brasil.

 

História:

O contexto histórico da região sudeste nos remonta aos primeiros contatos entre os povos indígenas que habitavam a região e os colonizadores europeus, principalmente os portugueses, que chegaram ao Brasil no século XVI.

São Paulo, o mais populoso estado da região, foi fundado em 1554 por padres jesuítas, como um centro de catequese dos indígenas. Com o passar dos anos, a região se desenvolveu economicamente, principalmente com a produção de café, tornando-se um importante polo industrial e comercial.

O Rio de Janeiro, por sua vez, foi fundado em 1565 pelos portugueses como um posto de defesa contra invasões estrangeiras. Durante o período colonial, foi a capital do Vice-Reino do Brasil, sendo mais tarde a capital do Império e da República. Hoje, é conhecido por suas belezas naturais e por ser um importante centro cultural e turístico.

Minas Gerais, fundado em 1720, teve sua história marcada pela exploração do ouro, que atraiu milhares de pessoas em busca de riqueza. Esse período, conhecido como Ciclo do Ouro, contribuiu significativamente para a formação econômica e cultural do Brasil.

Já o Espírito Santo, fundado em 1535, teve sua colonização marcada pela exploração do pau-brasil e posteriormente pela agricultura, principalmente o café. Atualmente, destaca-se pela produção de minério de ferro e pela indústria de celulose.

Ao longo dos séculos, a região Sudeste foi palco de diversos movimentos importantes, como a Inconfidência Mineira, em Minas Gerais, e a Revolta da Armada, no Rio de Janeiro. Esses eventos contribuíram para a construção da identidade regional e nacional, moldando a história do Brasil.

 

5 – DISCIPLINA ENVOLVIDA

Filosofia e Biologia.

 

6 – METODOLOGIA

A partir da apresentação do tema os alunos foram direcionados a fazer pesquisas, posteriormente divididos em grupos como forma redirecionamento das pesquisas e preparo para a apresentação.

 

7- CRONOGRAMA

Apresentação do Tema: 10/02/2024

Entrega das pesquisas: 03 de abril

Apresentação do projeto: 09/03/2024

Verificação do conhecimento: Durante o processo de construção da pesquisa referente a feira.

Apresentação: 06/04/2024

 

8- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

·      Murais.

·      Maquetes.

·      Banners.

·      Imagens.

·      Vídeos.

·      Áudio.

·      História da região Sudeste do Brasil.

·      Textos.

·      Mapas.

·      Objetos reais.

 

9- PRODUTO FINAL

Apresentação das pesquisas e atividades realizadas para a comunidade escolar.

 

10- AVALIAÇÃO

Ao longo do processo de organização do evento a avaliação dar-se-á através de pesquisas e debates, sendo a apresentação do dia da FECLALI ponto crucial da mesma. Serão avaliados: Conteúdo apresentado, conhecimento, criatividade, organização e desenvoltura.

 

11- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BGE – Economia do Sudeste.

Ministério da Cultura – Cultura do Sudeste.

 

 

 

1- INDENTIFICAÇÃO

 PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar

TURMA: 2º ano Ensino Médio

PROFESSOR(A): Claudia Kalb e Marlon

 

2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA

TEMA:  As riquezas regionais: Uma contribuição para a identidade nacional

TÍTULO: Riquezas regionais – Brasil no mundo

 

2.1- JUSTIFICATIVA:  O Brasil é um país único e tem suas características próprias que o diferenciam de outros países no mundo. Ele possui uma rica diversidade cultural, étnica e geográfica, abrangendo uma extensa variedade de ecossistemas, línguas, tradições culturais e influências históricas. O país também é um dos maiores produtores e exportadores de commodities agrícolas do mundo, como soja, café, carne bovina, frango, cana-de-açúcar e laranja. Setor Secundário: Abrange a indústria de transformação, construção civil e produção de energia. O Brasil é visto pelos estrangeiros como um país de diversidade, alegre, com reunião de pessoas, de festa, por causa do futebol e do Carnaval e onde as pessoas vivem bem. Assim a turma pretende mostrar todas essas possibilidades dentro do tema “O Brasil no Mundo” e mesmo diante de nossos problemas sociais o foco da sala será na grandiosidade da nação.

 

3- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

·      Estimular o conhecimento sobre o Brasil e sua diversidade;

·      Identificar as riquezas que tornam o Brasil uma das dez maiores economias mundiais;

·      Conhecer as riquezas brasileiras em seus diversos setores;

·      Compreender o processo de formação do Brasil que leva às suas riquezas.

 

3.1 DESENVOLVER A IDENTIDADE E AUTONOMIA: Através das pesquisas e escolha da melhor forma de expor para a comunidade escolar.

 

3.2 DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Apresentação das pesquisas em sala e reordenamento das pesquisas para a apresentação.

 

4- CONTEÚDO:

·      Formação do povo Brasileiro;

·      Riqueza econômica;

·      Turismo;

·      Festas e esporte.

 

5- DISCIPLINA ENVOLVIDA: Língua Portuguesa e Física

 

6- METODOLOGIA:  A partir da apresentação do tema os alunos foram direcionados a fazer pesquisas, posteriormente divididos em grupos como forma redirecionamento das pesquisas e preparo para a apresentação.

 

7- CRONOGRAMA:     Apresentação do Tema: 10/02/2024

Entrega das pesquisas: 15/02 a 06/03/2024

Apresentação do projeto: 09/03/2024

Verificação do conhecimento: Durante o processo de construção do projeto referente a feira.

Apresentação produto final: 06/04/2024

 

8- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:

03 Murais grandes

Bandeira do Brasil

03 cavaletes

03 Papeis craft

TNT

Gráficos

Maquetes

Banners

Grampeador de parede

Impressão 3D

 

9- PRODUTO FINAL: Apresentação das pesquisas e atividades realizadas para a comunidade escolar

 

10- AVALIAÇÃO: Ao longo do processo de organização do evento a avaliação dar-se-á através de pesquisas e debates, sendo a apresentação do dia da FECLALI ponto crucial da mesma. Serão avaliados: Conteúdo apresentado, conhecimento, criatividade, organização e desenvoltura.

 

11- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

https://www.portalinsights.com.br/perguntas-frequentes/onde-esta-a-riqueza-do-brasil

 

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/recursos-minerais-brasil.htm

 

https://www.todamateria.com.br/festas-populares/

 

https://assuperlistas.wordpress.com/2023/10/17/os-maiores-atletas-brasileiros-de-todos-os-tempos/

 

https://blog.assistentedeviagem.com.br/pontos-turisticos-mais-visitados-do-pais/amp/?tm=tt&ap=gads&aaid=adadaD6Vz3Jfd&gad_source=1&gclid=Cjw

 

 

 

1- INDENTIFICAÇÃO

PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar

TURMA: 3º Ano EM

PROFESSOR(A): Adilsom e João Paulo Gomes de Miranda

 

2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA

TEMA:   AS RIQUEZAS REGIONAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A IDENTIDADE NACIONAL

TÍTULO:  Riquezas e identidade de Rondônia

 

2.1- JUSTIFICATIVA: O projeto FECLALI deste ano tem como temática “As riquezas regionais: uma contribuição para a identidade nacional”, e o título do 3º Ano será “Riquezas e identidade de Rondônia”.

A realização de uma feira do conhecimento com o tema “Riquezas e Identidade de Rondônia” é uma oportunidade ímpar para celebrar e valorizar a diversidade cultural, histórica e social desse estado tão rico em tradições e manifestações culturais. A escolha deste tema não apenas permite o reconhecimento das riquezas materiais e imateriais presentes em Rondônia, mas também destaca a importância de preservar e divulgar suas festas, que são expressões genuínas da identidade local.

Rondônia é um estado que possui uma variedade de festividades que refletem sua pluralidade cultural e sua história marcada pela ocupação territorial, imigração e miscigenação. Ao explorar as festas agropecuárias, religiosas, populares, sulistas e as específicas de Rolim de Moura, nosso projeto se propõe a oferecer uma visão abrangente e detalhada dessas manifestações, destacando sua relevância para a construção da identidade e da memória coletiva do povo rondoniense.

As festas agropecuárias, por exemplo, são um reflexo da importância do setor primário na economia local, além de serem espaços de encontro e intercâmbio cultural entre produtores rurais e a população urbana. Já as festas religiosas evidenciam a diversidade de crenças e práticas espirituais presentes em Rondônia, ao mesmo tempo em que promovem a coesão social e o respeito à pluralidade religiosa.

As festas populares, por sua vez, são verdadeiras celebrações da cultura popular, onde música, dança, culinária e artesanato se encontram, promovendo a integração comunitária e o fortalecimento dos laços de pertencimento. As festas sulistas, trazidas pelos imigrantes vindos do Sul do país, são testemunhos vivos da diversidade étnica que marca a história de Rondônia, contribuindo para enriquecer ainda mais o cenário cultural local.

Por fim, as festas específicas de Rolim de Moura representam um recorte importante da cultura regional, destacando as particularidades e os traços distintivos desse município, suas tradições, costumes e heranças culturais.

Portanto, através deste projeto de feira do conhecimento, pretendemos não apenas celebrar as riquezas e a diversidade cultural de Rondônia, mas também promover a valorização e o reconhecimento das festas como elementos fundamentais para a construção e preservação da identidade e da memória coletiva deste estado tão singular.

 

3- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

(EMIFCG01) Identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética, inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais.

(EMIFCG02) Posicionar-se com base em critérios científicos, éticos e estéticos, utilizando dados, fatos e evidências para respaldar conclusões, opiniões e argumentos, por meio de afirmações claras, ordenadas, coerentes e compreensíveis, sempre respeitando valores universais, como liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade.

(EMIFCG03) Utilizar informações, conhecimentos e ideias resultantes de investigações científicas para criar ou propor soluções para problemas diversos.

(EMIFCG04) Reconhecer e analisar diferentes manifestações criativas, artísticas e culturais, por meio de vivências presenciais e virtuais que ampliem a visão de mundo, sensibilidade, criticidade e criatividade.

(EMIFCG05) Questionar, modificar e adaptar ideias existentes e criar propostas, obras ou soluções criativas, originais ou inovadoras, avaliando e assumindo riscos para lidar com as incertezas e colocá-las em prática.

(EMIFCG06) Difundir novas ideias, propostas, obras ou soluções por meio de diferentes linguagens, mídias e plataformas, analógicas e digitais, com confiança e coragem, assegurando que alcancem os interlocutores pretendidos.

(EMIFCG07) Reconhecer e analisar questões sociais, culturais e ambientais diversas, identificando e incorporando valores importantes para si e para o coletivo que assegurem a tomada de decisões conscientes, consequentes, colaborativas e responsáveis.

(EMIFCG08) Compreender e considerar a situação, a opinião e o sentimento do outro, agindo com empatia, flexibilidade e resiliência para promover o diálogo, a colaboração, a mediação e resolução de conflitos, o combate ao preconceito e a valorização da diversidade.

(EMIFCG09) Participar ativamente da proposição, implementação e avaliação de solução para problemas socioculturais e/ou ambientais em nível local, regional, nacional e/ou global, corresponsabilizando-se pela realização de ações e projetos voltados ao bem comum.

(EMIFCG10) Reconhecer e utilizar qualidades e fragilidades pessoais com confiança para superar desafios e alcançar objetivos pessoais e profissionais, agindo de forma proativa e empreendedora e perseverando em situações de estresse, frustração, fracasso e adversidade.

(EMIFCG11) Utilizar estratégias de planejamento, organização e empreendedorismo para estabelecer e adaptar metas, identificar caminhos, mobilizar apoios e recursos, para realizar projetos pessoais e produtivos com foco, persistência e efetividade.

(EMIFCG12) Refletir continuamente sobre seu próprio desenvolvimento e sobre seus objetivos presentes e futuros, identificando aspirações e oportunidades, inclusive relacionadas ao mundo do trabalho, que orientem escolhas, esforços e ações em relação à sua vida pessoal, profissional e cidadã.

 

3.1 DESENVOLVER A IDENTIDADE E AUTONOMIA:

·      Encorajar os alunos a pesquisar os temas propostos e desenvolver uma conexão pessoal com o assunto e a se sentir mais envolvidos no processo de aprendizagem;

·      Incentivar a curiosidade, encorajando os alunos a fazerem perguntas sobre a arte que estão estudando e a buscar respostas por conta própria;

·      Desenvolver a habilidade de pesquisa para que os estudantes se sintam mais autônomos em relação à sua própria aprendizagem;

·      Proporcionar diferentes recursos para os alunos pesquisarem;

·      Oferecer suporte individual, orientando os alunos individualmente, com feedback e sugestões para ajudá-los a desenvolver uma sensação de autonomia em relação ao próprio aprendizado;

·      Promover a criatividade, encorajando os alunos a explorar diferentes formas de expressão artística, como desenho, pintura, fotografia e vídeo, para complementar suas pesquisas, isso pode ajudá-los a desenvolver sua própria identidade artística e a se sentir mais confiantes em sua capacidade de criar e se expressar;

·      Valorizar as diferenças, incentivar a discussão sobre a diversidade e a pluralidade de expressões artísticas e culturais, ajudando o estudante a desenvolver uma compreensão mais ampla do mundo e a construir uma identidade mais sólida e autônoma a partir da valorização das diferenças.

 

3.2 DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:        

·      Leitura e discussão;

·      Escrita criativa;

·      Feedback construtivo sobre a escrita dos alunos;

·      Debate e apresentações em sala de aula;

·      Análise de textos construídos pelos alunos;

·      Apresentação das pesquisas em sala e reordenamento das pesquisas para a apresentação.

 

4- CONTEÚDO:

·      Sugestões de Conteúdos:

 

Festas Agropecuárias de Rondônia:

– Rondônia Rural Show

– Festivais de Carne

– Exposições Agropecuárias

– Rodeios

– Cavalgadas

–  Competições equestres

 

Festas Religiosas:

– Festa de São João

– Festa do Divino

– Festas de padroeiros católicos

–  Jerusalém da Amazônia

 

Festas Populares:

– Arraial Flor de Maracuja

–  Festival Folclórico Duelo na Fronteira de Guajará-Mirim

–  Festival Gastronômico “Rondônia Saboroso”

– Bailes do Havaí (AABB)

– Blocos de Carnaval

– Desfiles de Escola de Samba

– Carnavais

 

Festa Pomerana

 

Festas de Rolim de Moura:

– Natal de Luzes

– Festa do Milho

–  Expoagro de Rolim de Moura

– Carnaval da Integração

– Festas do CTG

. Rolim Chopp

. Piseiro Universitário

. NovemberFest

. Encontros Sulista

– Costelão do Rotory

– Festa do Tambaqui

– Folia de Reis

– Arraia do CER

– Festas Universitárias

– Pit Stop

– Bingão das Comunidades Católicas

– Festas de padroeiros católicos

– Festas de Associações Futebolistas

 

5- DISCIPLINA ENVOLVIDA: Sociologia e História

 

6- METODOLOGIA:  A partir da apresentação do tema os alunos foram direcionados a fazer pesquisas, posteriormente divididos em grupos como forma redirecionamento das pesquisas e preparo para a apresentação.

 

7- CRONOGRAMA:    

Apresentação do Tema: 10/02/2024

Entrega das pesquisas: 06 a 13 de março

Apresentação do projeto: 09/03/2024

Verificação do conhecimento: Durante o processo de construção da pesquisa referente a feira.

Apresentação: 06/04/2024

 

8- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:

Murais

Note book

Maquetes

Banners

Cenário

9- PRODUTO FINAL: Apresentação das pesquisas e atividades realizadas para a comunidade escolar

 

10- AVALIAÇÃO: Ao longo do processo de organização do evento a avaliação dar-se-á através de pesquisas e debates, sendo a apresentação do dia da FECLALI ponto crucial da mesma. Serão avaliados: Conteúdo apresentado, conhecimento, criatividade, organização e desenvoltura.

 

11- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

https://rondoniaruralshow.ro.gov.br/

 

https://www.afotorm.com.br/

 

https://brasilbao.blogspot.com/2013/08/festas-populares-de-rondonia.html

 

https://rondonia.ro.gov.br/portal/