Proposta pedagógica

O Colégio tem como compromisso oferecer uma educação de qualidade primando pelo pleno desenvolvimento do educando, respeitando suas potencialidade e individualidades, preparando-o para que sua vida e atividades sejam voltadas para um mundo mais justo, mais humano, que garanta aos homens liberdade, dignidade e futuro, enfim um pleno exercício da cidadania.

A proposta educativa do Colégio preocupa-se com a formação intelectual, buscando o constante aperfeiçoamento, com a abertura às inovações pedagógicas. Importância especial se dá ao trabalho em equipe, ao desenvolvimento, ao senso crítico, ao estar disposto a aprender algo novo. Uma das metas do Colégio é transmitir uma sólida bagagem de conhecimentos e habilidades, de modo que  os alunos possam atuar num mundo cada vez mais complexo. Dessa forma estarão sendo pessoas reflexivas, com capacidade suficiente para se fazerem responsáveis de si mesmas e de outros.

O Colégio tem por Filosofia e idealismo oferecer aos estudantes um ensino de qualidade. O corpo docente e administrativo terá, assim, o cuidado permanente e contínuo de avaliar criticamente suas ações e métodos  de ensino. Na busca desse compromisso, todos os professores deverão promover o diálogo com os alunos, convictos de que essa forma de aprendizagem, fundamentada na compreensão e no respeito mútuo, constitui um fator fundamental de desenvolvimento humano e cultural. Para esse fim, será estimulado o uso dos diversos recursos que possam favorecer o aprendizado e o desenvolvimento de hábitos e atitudes.

O aluno será permanentemente estimulado a desenvolver e exercitar a criatividade e o senso de responsabilidade. O aluno será levado a compreender e tornar-se  consciente de seus deveres para com os semelhantes, percebendo que, pela prática dos gestos concretos de respeito, cidadania, apreço, altruísmo e doação, podem transformar o mundo para melhor, sendo agente de sua própria história, numa postura de reflexão e decisão.

Ainda que seja mínimo o tempo de permanência de um aluno ou  pessoa no Colégio, o que se espera é que ela aprenda no convívio escolar: a necessidade do questionamento; a alegria da descoberta; o valor da crítica consequente; a coragem da denúncia; o poder da ação, criando condições para que se construa, uma sociedade fundada na liberdade, na justiça e na solidariedade.

Para o Colégio, o crescimento é o valor que fundamenta a educação e, por isso, será trabalhado em três dimensões: a consciência de si; o relacionamento com o outro e  a transcendência.

1. Consciência de Si: essa primeira dimensão é o ponto de partida para o crescimento global da pessoa. Nasce no momento em que a pessoa aceita sua condição humana – sem medo, sem rancor – e se torna consciente de que é o responsável maior pelo seu próprio crescimento. A consciência de si deve ser aprimorada em três níveis, simultaneamente: no nível físico, no nível emocional e no nível intelectual.
  2. Relacionamento com o outro: esta segunda dimensão é determinante do processo pelo qual as pessoas se ajudam a crescer. Dentro dessa dimensão, o Colégio se propõe a criar condições para que a pessoa: perceba a importância do relacionamento como fator de crescimento;  desenvolva formas efetivas de comunicação, expressando e discutindo com clareza processos e resultados de sua própria experiência; admita que os outros tenham e expressem ideias e valores diferentes; seja flexível, considerando as controvérsias como oportunidades de desenvolvimento;  perceba sua responsabilidade social, compreendendo que as suas ações individuais se refletem nos outros;  compreenda a importância do trabalho como: meio de aquisição de recursos materiais para garantir, com dignidade, a vida das pessoas; fator de crescimento emocional e intelectual do ser humano; elemento que contribui para a melhoria da qualidade de vida da sociedade e  acolha o outro como pessoa em desenvolvimento.
  3. Transcendência: terceira dimensão do desenvolvimento pessoal, a transcendência, é origem e meta do processo educacional e traduz-se na compreensão profunda da essência da vida. Nesse sentido, o Colégio quer propiciar à pessoa experiências que favoreçam: a compreensão do ser vivo como único e integrante de um todo;  o encontro da pessoa com a sua razão de ser com a razão de ser de cada coisa; reconhecimento de que o homem é potencialmente um ser ilimitado.

A Missão Educacional do Colégio é, pois, uma proposta flexível de desenvolvimento da pessoa em dimensões humanas consideradas fundamentais. Tais dimensões, aqui separadas para efeito didático, são, na realidade, fatores que se interagem e se integram num todo.

O Colégio não pretende definir um padrão para a formação do indivíduo. Deseja, porém, criar, nele, em meio à mutabilidade e ao relativismo característicos do processo vital, pontos de referência e valores fundamentados na sua experiência pessoal.