Historia do colégio Clarice Lispector

O Colégio Clarice Lispector iniciou suas atividades educacionais no ano de 2002.

Foi idealizado há mais de dez anos por duas pedagogas, Mara Silvia Cabral de Melo Kato e Rosani Maria Fracasso Vuolo Mioto, antes mesmo da sua construção.  Ambas tinham a vontade de construir uma escola de qualidade, mas faltava o recurso financeiro para edificar um prédio que pudesse atender as necessidades dos planos idealizados. Foi o senhor Antônio Nadir Fracasso, irmão de Rosani, que, acreditando nos ideais de construir essa escola de qualidade, não mediu esforços em garantir a construção do Colégio Clarice Lispector.

No início do mês de julho de 2001, iniciaram-se as obras, ao mesmo tempo foram sendo pensadas as questões referentes ao material didático.

Sendo firmado, em agosto de 2001, a parceria com a Rede Pitágoras, e em 20/09/2001 recebemos o parecer nº 060/01-CEE/RO e a resolução nº 057/01-CEE/RO, do conselho estadual de educação aprovando  a carta consulta para a criação e funcionamento do Colégio Clarice Lispector.

As matrículas tiveram início em dezembro de 2001, e em 14 de fevereiro de 2002, iniciamos as atividades escolares contando com uma clientela escolar de 86 alunos (matrícula inicial), nas etapas educação infantil e ensino fundamental de 1ª a 3ª série.

A partir de 2007 implantamos o ensino fundamental de 9 anos e em 2008  obtivemos do conselho estadual de educação de Rondônia o parecer de reconhecimento de todas as etapas oferecidas que são: creche, pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.

No decorrer destes anos de funcionamento, houve a construção do mini auditório, da biblioteca, do laboratório de ciências e de informática, dos recursos tecnológicos e dos recursos humanos, além da construção de uma quadra poliesportiva, piscina e campo de futebol e, mais seis salas de aula.

O Colégio Clarice Lispector tem recebido o reconhecimento da sociedade pelo trabalho educativo de qualidade que vem desenvolvendo a cada ano. Isso se deve à preocupação da equipe gestora do colégio com a formação inicial e continuada dos profissionais, do corpo técnico, administrativo e docente, ao desenvolvimento de projetos pedagógicos que, além de fortalecer o currículo escolar contribuem para a formação integral dos alunos como cidadãos plenos.

Outro fator preponderante para o sucesso do trabalho escolar do Colégio Clarice Lispector é o envolvimento dos pais e de toda a comunidade nos eventos realizados ao longo do ano letivo e previstos no calendário escolar. Todas as ações são elaboradas objetivando oferecer um ensino de qualidade aos alunos.

No ano em que completamos 10 anos de funcionamento, o nosso melhor presente foi o resultado da turma que iniciou conosco na 3ª série do ensino fundamental, em 2002 e que concluiu em 2010 o ensino médio. Eles participaram do Enem e dos concursos vestibulares, os resultados nos emocionam, tivemos 99% de aprovação nas diversas instituições, e dos 13 alunos que participaram de concursos vestibulares em instituições federais tivemos um índice de 91,6 % de aprovação.  Isso é fruto do trabalho integrado da educação infantil ao ensino médio.

E em 2012, obtivemos com muito orgulho o resultado no ensino e aprendizagem pelo Enem o 2° Lugar no Estado de Rondônia como a melhor escola.

O Colégio Clarice Lispector tem a preocupação, também com desenvolvimento de hábitos e atitudes visando bem estar em todas as suas dimensões. Fazer exercícios, hoje, mais do que nunca, é de extrema importância além das aulas que envolvem os alunos proporcionando momentos de atividades físicas, oferecemos aos nossos alunos e alunas do 2º ano do ensino fundamental ao ensino médio, o projeto esporte em ação, que oferece treinamento na modalidade handebol.

Os frutos desse trabalho são colhidos de diversas maneiras, nossos alunos se tornam atletas, aprendem a importância de praticar um esporte e trazem para nossa escola medalhas, troféus e muito orgulho. Hoje o colégio é reconhecido como tricampeão estadual de handebol e tem participado a três anos consecutivos das Olimpíadas Escolares Brasileiras.

Temos orgulho de nossa história, ela faz parte da vontade de duas pessoas de construir uma educação diferenciada e desde então, trabalhamos para garantir aos nossos alunos está educação de qualidade.